quinta-feira, 8 de maio de 2008

Festa Nacional do Indio - Bertioga


Em abril a Festa Nacional do Indio realizada anualmente já em sua oitava edição aconteceu novamente em Bertioga.
Fui pela primeira vez no domingo, último dia.
Fiquei muito arrependido. No ano que vem estarei lá TODOS OS DIAS.
Sensacional. É um arraso a beleza da arte plumária, pintura corporal, artesanato.
Chiques demais os índios brasileiros.
Não sei como a Vogue não faz um ensaio com as mulheres indígenas.
Demorou...
Não vou entrar aqui nos méritos sociais, antropológicos e o cacete a quatro. Muita gente boa fala e escreve profundamente sobre o tema.
Ontem mesmo a notícia no Brasil e no mundo era o conflito armado, com invasões, tiros, feridos, no Pará.
Demarcação de terras, com toda a complexidade da questão.
Mas quero deixar um espaço para o puro deslumbramento do olhar.
Olhar sem toda a carga de informação que muitas vezes cega.
Olhar de encantamento como o das crianças vendo algo muito legal pela primeira vez.
Que gente bonita!
Que legal me saber também um pouco índio, nessa salada geral que é o nosso DNA brasileiro.
Na imagem acima um Bororó, tribo da região da Bahia.
Sugiro que procurem em site de busca mais sobre esse evento.

2 comentários:

Anônimo disse...

FOTO MARAVILHOSA.

Anônimo disse...

Não sabia dessa festa.

Quem sabe eu me programa e vou à próxima?
Lindas as fotos, algumas eu vi no FB.
Bjs
Anna